- EMENTA: Estudo do conto de fadas, contos clássicos e contemporâneos do ponto de vista literário, histórico e cultural.
- OBJETIVO GERAL Apropriar-se do conhecimento histórico da literatura infantil , buscando novas formas de encantar o educando através de narrativas que contem significados para a vida
3. CONTEÚDOS | 4. OBJETIVOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
A história cultural dos clássicos e contos de fada | Identificar o surgimento dos contos de fadas e clássicos infantis fazendo uma relação do momento histórico de seu surgimento do autor e do leitor |
Contos de Fadas, Clássicos | - Compreender as principais características dos contos e clássicos - Diferenciar contos de fadas e clássicos |
A História Infantil na contemporaneidade | Identificar os autores das histórias infantis na contemporaneidade e as principais características que norteiam as mesmas |
A história contada em diferentes modos | Analisar as diferentes formas que as histórias são contadas (narrada, por vídeo, em músicas...) fazendo uma reflexão sobre como é possível utilizá-las em sala de aula |
A Interdisciplinaridade através da magia de histórias infantis | Perceber a riqueza mágica que existe em cada história e fazer usos das mesmas para aplicar conteúdos significativos em sala de aula. |
A história na prática | Definir diferentes atividades que contemplam as diferentes idades. |
5. METODOLOGIA
A metodologia utilizada será baseada em atividades práticas onde serão realizadas dinâmicas de grupo, criação e dramatização de histórias bem como discussão e reflexão sobre temas relevantes fazendo uma relação entre as histórias e as vivências dos aluno
6 AVALIAÇÃO
A apresentação da aula será considerada positiva e de excelente aproveitamento se ao final da carga horário os alunos estiverem dominando a teoria e puderem levar na bagagem experiências enriquecedoras que poderão ser aplicadas no cotidiano escolar.
8. REFERÊNCIAS
FURTH, G. Hans – Conhecimento como desejo , Porto Alegre. 1995.
FÁVERO, Leonor Lopes – Oralidade e escrita perspectivas para o ensino de língua materna, São Paulo. 1999.
ANTUNES, Celso – Marinheiros e Professores, 10ª ed. Petrópolis, RS. 2003.
ESCLARÍN, Antonio Pérez – Educar valores e o valor de educar, São Paulo. 2002.
QUINTANA, Mario – Esconderijos do tempo, São Paulo. 2005.
http://www.sitedeliteratura.com/Infantil/semtexto.htm
http://www.graudez.com.br/litinf/
Nenhum comentário:
Postar um comentário